Neste post, iremos falar de forma simples e prática sobre a importância de um bom layout para representar seus produtos e serviços. Muitas pessoas acabam por não dar o devido valor para essa questão, e depois não entendem o baixo número de conversões realizadas em seu site ou loja virtual.
Entenda por conversão uma determinada meta que deseja realizar, como por exemplo:
Vamos imaginar o seguinte quadro: João está à procura de uma empresa de hospedagem, e depois de realizar uma pesquisa – encontra o site abaixo.
A página é carregada e após uma rápida análise, João decide abandonar o site e continuar sua busca – pois o layout não transmitiu credibilidade suficiente para que ele procurasse saber mais sobre a empresa.
Quando um visitante acessa seu site, o conteúdo não irá fazer qualquer diferença em um primeiro momento, o que realmente importa é a primeira impressão, e você tem apenas 8 segundos para causar essa boa impressão – caso contrário, tudo estará perdido.
Sim! Na internet as pessoas também nos julgam pelas aparências.
A seguir, João acessa um segundo site:
Esse por sua vez causou uma ótima impressão logo de imediato, pois apresentou os seguintes diferenciais:
João decide saber um pouco mais sobre a empresa, que além de ter se preocupado com sua imagem, utilizou outros fatores que aumentaram sua credibilidade, como:
Essa é apenas uma história fictícia, mas se fôssemos trazer para a realidade, com certeza a probabilidade dos usuários escolherem a segunda opção é bem maior. Além disso, é necessário levar em consideração que hoje em dia boa parte das pessoas tem o primeiro contato com as empresas através do site. Dessa forma, é fundamental projetar uma imagem que gere confiança e credibilidade.
Em uma pesquisa realizada pela empresa Consumer Reports, sobre a importância de um design apropriado para o meio digital, 48% dos entrevistados garantiram avaliar se um site é ou não confiável através de seu design visual, enquanto 28% julgam a estrutura do design e a organização das informações como um aspecto essencial ao avaliar um site.
Um design bem feito transmite credibilidade, aumenta o valor percebido da sua marca na mente dos visitantes e pode ser a diferença entre a escolha da sua empresa ou a do concorrente. Inclusive, pode afetar diretamente na taxa de rejeição do seu site.
Investir na imagem da sua empresa é fundamental, e os benefícios de uma reformulação no layout ou dependendo do caso a criação de um novo site são inúmeros. Nesse caso, o valor do investimento acaba sendo muito baixo frente as vantagens obtidas.
Relacionamos abaixo dois artigos que valem muito a pena ler falando sobre esse mesmo assunto postados no Viver de Blog. Confira!
http://viverdeblog.com/erro-numero-1-em-design/
http://viverdeblog.com/blog-design/