Blog / A Importância de um Bom Layout

  • Thiago Nunes
  • 765 Views
  • 0 Comentário
  • Sem tags

Neste post, iremos falar de forma simples e prática sobre a importância de um bom layout para representar seus produtos e serviços. Muitas pessoas acabam por não dar o devido valor para essa questão, e depois não entendem o baixo número de conversões realizadas em seu site ou loja virtual.

Entenda por conversão uma determinada meta que deseja realizar, como por exemplo:

  • Captação de e-mails;
  • Venda de produtos;
  • Captação de pedidos de orçamento;
  • Aumento de tráfego;
  • Maior credibilidade;
  • Mais receita;

Vamos imaginar o seguinte quadro: João está à procura de uma empresa de hospedagem, e depois de realizar uma pesquisa – encontra o site abaixo.

host-barato

A página é carregada e após uma rápida análise, João decide abandonar o site e continuar sua busca – pois o layout não transmitiu credibilidade suficiente para que ele procurasse saber mais sobre a empresa.

Quando um visitante acessa seu site, o conteúdo não irá fazer qualquer diferença em um primeiro momento, o que realmente importa é a primeira impressão, e você tem apenas 8 segundos para causar essa boa impressão – caso contrário, tudo estará perdido.

Sim! Na internet as pessoas também nos julgam pelas aparências.

A seguir, João acessa um segundo site:

credibilidade2

Esse por sua vez causou uma ótima impressão logo de imediato, pois apresentou os seguintes diferenciais:

  • Layout moderno;
  • Imagens de qualidade; e
  • Assertividade na escolha das cores.

João decide saber um pouco mais sobre a empresa, que além de ter se preocupado com sua imagem, utilizou outros fatores que aumentaram sua credibilidade, como:

  • Depoimento de clientes;
  • Link para as redes sociais; e
  • Blog.

Essa é apenas uma história fictícia, mas se fôssemos trazer para a realidade, com certeza a probabilidade dos usuários escolherem a segunda opção é bem maior. Além disso, é necessário levar em consideração que hoje em dia boa parte das pessoas tem o primeiro contato com as empresas através do site. Dessa forma, é fundamental projetar uma imagem que gere confiança e credibilidade.

Em uma pesquisa realizada pela empresa Consumer Reports, sobre a importância de um design apropriado para o meio digital, 48% dos entrevistados garantiram avaliar se um site é ou não confiável através de seu design visual, enquanto 28% julgam a estrutura do design e a organização das informações como um aspecto essencial ao avaliar um site.

Credibilidade

Um design bem feito transmite credibilidade, aumenta o valor percebido da sua marca na mente dos visitantes e pode ser a diferença entre a escolha da sua empresa ou a do concorrente. Inclusive, pode afetar diretamente na taxa de rejeição do seu site.

Conclusão

Investir na imagem da sua empresa é fundamental, e os benefícios de uma reformulação no layout ou dependendo do caso a criação de um novo site são inúmeros. Nesse caso, o valor do investimento acaba sendo muito baixo frente as vantagens obtidas.

Relacionamos abaixo dois artigos que valem muito a pena ler falando sobre esse mesmo assunto postados no Viver de Blog. Confira!

http://viverdeblog.com/erro-numero-1-em-design/
http://viverdeblog.com/blog-design/

Compartilhar
Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone
0 Comentários
Deixe um comentário